ACESSE O NOVO BLOG / 2012

ACESSE O NOVO BLOG / 2012
CLIQUE NA IMAGEM ACIMA

domingo, 6 de fevereiro de 2011

PROJETO ADAPTAÇÃO


Os primeiros dias na escola geram expectativas, insegurança, medos e dúvidas em pais e nas crianças. É fundamental neste período, desenvolver um trabalho que facilite a transição do ambiente familiar ao escolar, planejando atividades que garantam uma inserção gradativa, envolvendo todos em um ambiente afetivo e acolhedor.  

A intensidade com que cada criança vai experimentar, ou a forma como vai atravessar esse período, vai depender dos aspectos particulares de cada personalidade participante do processo e, também, da dinâmica familiar.

Um fato a ser admitido é que essa separação é algo inevitável na vida de cada um de nós e, ainda que seja um processo doloroso, costuma trazer crescimento para todos os envolvidos. É importante que os pais vejam a situação não como "um mal necessário", mas como algo bastante positivo e enriquecedor no desenvolvimento de seu filho.

Segundo DAVINI (1999:45): A adaptação é todo um grande período, que abrange desde as entrevistas e visitas preliminares dos pais às escolas, bem como os primeiros dias e o primeiro ano de escolarização da criança.

Crianças são ávidas para explorar, experimentar, colecionar e perguntar, aprendem depressa e desejam exibir suas habilidades; caberá à pré-escola estimular e orientar a criança, considerando os estágios de seu desenvolvimento, aceitando-a e desafiando-a a pensar.                                                                                                                
As atividades devem ir de encontro às necessidades e interesses de cada nível, e conseqüentemente, propiciar um ambiente que promova situações de aprendizados, no qual as crianças se sintam protegidas, acolhidas e ao mesmo tempo, seguras para se arriscarem e vencerem desafios.

Partindo dos pressupostos citados e com o intuito de favorecer a aproximação das crianças à realidade escolar, o Centro de Educação Infantil Viver e Aprender irá trabalhar neste mês de fevereiro, o Projeto Adaptação em todos os níveis da Educação Infantil.

Um comentário:

Postagens populares

CLIQUE NO LINK ACIMA: POSTAGENS MAIS ANTIGAS

CLIQUE NO LINK ACIMA: POSTAGENS MAIS ANTIGAS
PARA VER TODOS OS POSTS DA SEMANA